Clicky

Cuidados • 16/02/2017 - 15:32 • Atualizado em: 21/02/2017 - 12:34

Foliões devem estar atentos aos cuidados com o rosto no carnaval

por Naiane Nascimento
Foto: Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo O LeiaJa.com mostra alguns cuidados necessários com a pele durante esse período

Carnaval é sinônimo de folia nas ruas, com sol escaldante ou praia. Para muitos, um feriadão dedicado aos excessos de cor e brilho. No entanto, pode haver perigos nesse hábito. O LeiaJa.com mostra alguns cuidados necessários com a pele durante esse período. A dermatologista Deborah Castro explicou pontos que devem ser observados para evitar problemas de saúde como resultado do carnaval.

Quanto à maquiagem “é muito comum nesta época serem usadas muitas maquiagens e glitter, mas é necessário ter o cuidado. É primordial utilizar produtos de procedência e sempre retirar tudo, deixar a pele limpa e nunca dormir com esses produtos”, explica.

“O cuidado com os olhos é importantíssimo. Produtos como espumas, usadas nesse período, são perigosos. Além disso, a região das pálpebras é muito sensível, é a pele mais fina do rosto, então precisa de atenção porque é comum adquirir dermatite neste local”.

A médica conta que irritações nessa região do corpo pode significar alergia em outras partes do corpo. “No carnaval, a opção por esmaltes diferentes dos utilizados no cotidiano é comum, no entanto, também é possível ter alergias pelo uso desses produtos. Um fato curioso é que um dos sinais da reação alérgica pode refletir nas pálpebras inicialmente e depois nos dedos, ao redor das unhas”, detalha.

O uso do protetor solar também é apontado como fundamental e sempre reaplicar a cada duas horas ou em menos tempo - caso entre na água - ou se suar muito. A alimentação correta deve ser observada. “A opção por ingerir frutas cítricas merece atenção. Caso entre em contato com essas frutas, evitar ir ao sol, afinal esta mistura pode ocasionar comprometimento à saúde da pele, podendo provocar manchas escuras”.

A médica ainda aponta para a atenção à escolha das fantasias. “Às vezes o folião opta por fantasias importadas ou de tecidos sintéticos, produtos quentes para o nosso clima. Neste caso, é importante adaptar essas roupas à nossa temperatura. Optar por roupas mais frescas e arejadas”.

Outro ponto importante apontado pela dermatologista foi a hidratação. “É primordial sempre hidratar por dentro e por fora, ingerindo muito líquido. Também é importante, após o banho, passar hidratante no corpo. Uma boa opção é levar para a folia água termal para borrifar na pele em meio ao calor”. O protetor labial também foi apontado como um produto importante a ser usado durante a exposição às altas temperaturas.

A profissional esclarece que, mesmo com esses cuidados, caso utilize algum produto e haja reação inesperada, é necessário lavar o local com água corrente e procurar um especialista.


Comentários